Conheça 8 pontos turísticos de Araxá

agosto 22, 2017

Localizada em Minas Gerais, a cidade de Araxá é bastante conhecida por suas características turísticas, afinal o seu desenvolvimento se deu a partir de 1944, com a inauguração das Termas do Tauá Grande Hotel de Araxá. Mas, além do castelo mais encantador do Brasil acompanhado das famosas águas mineiras das Termas, há muito o que explorar ao redor da cidade. Selecionamos 10 lugares em Araxá que merecem a sua visita:

► Museu histórico de Araxá Dona Beja

Localizado na parte antiga da cidade, o casarão foi construído no século 19 e possui características da arquitetura do período colonial mineiro. O museu é tombado como patrimônio histórico da cidade e dizem que a Dona Beja teria morado na casa. Em 1965, após ser vendido para Assis Chateaubriand, o Chatô, o local tornou-se o museu Histórico de Araxá.
No acervo atual, há diversos objetos e móveis que contam a história da cidade, como peças indígenas, oratórios, louças, documentos históricos, liteira, móveis do período imperial e obras contemporâneas. A ilustre Dona Beja tem destaque: no segundo piso fica o “Quarto de Beja”, com grande parte do mobiliário formado por peças do século 19.

► Museu Calmon Barreto

Em 1984, a cidade de Araxá fez uma homenagem para o artista Calmon Barreto, no qual teve grande participação do desenvolvimento cultural da cidade. Com vastos conhecimentos, o artista produziu diversas obras seguindo a história e as paisagens do local.
Logo após o falecimento de Calmon Barreto, em 1994, foi criado o Museu Calmon Barreto em Araxá, tendo a característica de ser o maior museu brasileiro que reúne obras de um único artista.

► Igreja Matriz de São Domingos

A Paróquia existe desde

► Igreja de São Sebastião

Construído nos primeiros anos do século 19, a Igreja Matriz de São Sebastião é um dos maiores patrimônios históricos de Araxá. As suas características são conhecidas por possuir um estilo simples, típico da região, com influência jesuíta e linhas arquitetônicas despojadas. A inauguração foi em 1804, passando por diversas mudanças. Após um movimento feito pelos habitantes da cidade, o local foi restaurado, devolvendo à igreja formas mais próximas às originais.

► Horizonte Perdido

Em 1993 o local foi descoberto pelos praticantes de voo livre, que elegeram o lugar como ideal para a prática do esporte. Hoje, com total infra-estrutura, é um complexo de lazer e gastronomia, localizado na Serra da Bocaina, a uma altitude de 1350 metros e distante 25 km do centro de Araxá, com vista de 360 graus para as serras da Canastra e Bocaina. O Horizonte Perdido dispõe de dois restaurantes construídos com muita madeira e vidros, ambos com vista panorâmica, infra-estrutura aconchegante, atendimento diferenciado e culinária mineira.

► Teatro Municipal de Araxá

Inaugurado em 2012, foi projetado por Gustavo Penna, responsável pela reforma do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O contraste é curioso: a construção, de arquitetura arrojada, fica em frente à Igreja Matriz de São Domingos, de 1948. O palco externo recebe, aos domingos, o Domingo na Praça, que reúne palhaços, bandas e outras atrações (a partir das 17h). No interior, tem capacidade para 300 pessoas, espaço de exposições e cafeteria. Visitas e espetáculos grátis.

► Mirante do Cristo

O Mirante do Cristo está situado no alto de Santa Rita, de onde se tem uma visão panorâmica de parte da cidade de Araxá. O acesso ao Cristo pode ser feito pela escadaria que possui 236 degraus ou pela avenida asfaltada que segue até o local.

► Circuito Turístico Rural

A cidade de Araxá é reconhecida por sua gastronomia, com produtos premiados internacionalmente e sua culinária sempre destacada pelos melhores “chefs” do mundo. Para explorar esse grande atrativo, a Prefeitura de Araxá iniciou o projeto “Empreendendo o Turismo no Espaço Rural”. Com oito destinos que vão levar os visitantes a conhecer os processos de produção dos premiados cafés, cachaças, queijos e doces da região, Araxá ganha um novo circuito turístico. O projeto conta com quatro roteiros rurais que vão oferecer experiências que desvendam riquezas, costumes, cultura, sabores e paisagens que encantam e surpreendem.

@terrajumpdrones

E aí, ficou curioso em conhecer todos esse locais? Garanta já a sua reserva no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, e aproveite para conhecer toda a história encantadora da cidade de Araxá.
http://tauaresorts.com.br/araxa ou entre em contato no telefone (34) 3669-7000.

● Fontes:
http://www.descubraminas.com.br/Turismo/DestinoAtrativoDetalhe.aspx?cod_destino=41&cod_atrativo=1004
http://www.diariodearaxa.com.br/cafe-cachaca-queijo-e-doce-araxa-ganha-circuito-turistico-rural/http://turismoaraxa.blogspot.com.br/p/pontos-turisticos_1.html
http://www.falaturista.com.br/blog/pontos-turisticos-araxa/

Você também pode gostar:

1 Comentário

  • Augusto César
    agosto 30, 2017 5:18 pm

    Conheço Araxá desde a década de 1960. Tudo vale a pena! Melhor de tudo é andar de charretes ou caminhar na bora da lago do Barreiro!

Deixe seu comentário