Evento coorporativo: tudo que você precisa saber

dezembro 7, 2018

Você está pensando em realizar um evento corporativo mas não faz ideia de por onde começar? Não se preocupe! Nesse post vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre eventos corporativos para não fazer feio na hora de organizar o seu.

O que é um evento corporativo?
Você certamente já participou de uma confraternização de final de ano da sua empresa ou de algum seminário com os profissionais referência da sua área, certo? Esses são alguns dos vários formatos de eventos corporativos.

O termo “evento corporativo” ou empresarial abrange os vários formatos existentes de encontros ou reuniões voltados para o público interno ou externo de corporações, profissionais ou pessoas com objetivos em comum, visando o compartilhamento de informações, conhecimento e ampliação da rede de contatos.

Quais os principais tipos de eventos corporativos?
Agora que você já sabe o que é um evento corporativo, que tal conhecer os principais formatos? A escolha do formato ideal depende do tamanho do seu evento e para quem você pretende realizá-lo.

Esses são os formatos mais comuns de eventos corporativos:
– Congresso
– Conferência
– Convenção
– Fórum
– Mesa redonda
– Painel
– Palestra
– Simpósio
– Seminário

O que é preciso para organizar um evento?
Sabendo dos principais tipos de eventos corporativos, você deve estar se perguntando o que é preciso para realizar um evento.

Essa informação depende de vários fatores como a finalidade do evento, número de pessoas, temas abordados, palestrantes e etc.

Para saber exatamente o que será preciso para organizar um evento, podemos começar todo o processo de produção dividindo-o em três etapas: planejamento, produção e feedback.

Planejamento de eventos
O planejamento é importante para qualquer coisa que façamos em nossas vidas. No caso de um evento, ele é importante porque nos dará as principais informações que precisaremos para realiza-lo com sucesso.

– Qual a finalidade do evento?
– Para quantas pessoas?
– Onde será realizado?
– O que precisaremos de estrutura física?
– Terá um palestrante?
– Terá confraternização?
– Terá um buffet?
– Será organizado por uma equipe interna ou terceirizada?

Definidos os passos do seu planejamento de evento, é hora de pensar na execução.

Produção de eventos
A produção de eventos é o momento em que colocamos a mão na massa para tudo sair do jeito que foi planejado.
Caso você tenha contratado uma equipe especializada em produção de eventos, eles cuidarão para que todos os detalhes do planejamento sejam cumpridos à risca.

A parte de produção é responsável por toda a logística de um evento corporativo, que vai desde a organização do espaço até a conferência dos equipamentos audiovisuais que serão usados.

A produção faz a sinalização do evento, disponibiliza acesso à internet, organiza a sala e salas de apoio caso sejam necessárias, disposição dos equipamentos e abastecimento de água e alimentação para os participantes.
A produção também é a parte de apoio, que garante que tudo saia conforme o planejado.

Para que tudo saia de acordo, nesse ponto a equipe responsável utiliza um checklist para eventos, que contém tudo o que precisa ser conferido no momento da montagem e realização.

Feedback
Esse é o último passo da organização de um evento corporativo e acontece, de fato, após a realização. Nesse ponto, o organizador irá avaliar o sucesso do evento e coletar a opinião dos participantes através de uma pesquisa.

Com base nas respostas, ficará mais fácil ajustar o que não deu certo, modificar e melhorar o planejamento para o seu próximo evento corporativo.

Saiba como realizar um checklist profissional antes de fechar seu evento. Baixe o e-book e torne-se um expert na área.

E aí, tem alguma dica para compartilhar na hora de organização um evento coorpotativo? Conta para gente nos comentários!

Nós, do Tauá, temos estruturas incríveis e uma equipe super especial pronta para atender e te ajudar na hora organizar o seu evento. Acesse o nosso site e conheça!

Você também pode gostar:

Deixe seu comentário