5º Edição do Encontro de Yoga

março 20, 2019

O 5º festival de Yoga no Grande Hotel Termas de Araxá já tem data marcada: será do dia 24 a 26 de maio. Venha aproveitar no maior e mais incrível castelo do Brasil com a presença de diversos professores, praticantes e amigos que buscam a liberdade e felicidade estável.

Confira as presenças confirmadas:

Swami Narayanananda Ayurved Saraswati – (DR. José Ruguê Ribeiro Júnior MD) – MG

Graduado em Medicina em 1981 e pós-graduado em Clínica e Terapia Intensiva no Brasil e em Ayurveda e Panchakarma em Pune – Índia, Título de Worthy Ayurvedic Doctor na América do Sul e Europa.

Presidente Honorário da Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda, conferencista com Chairperson em vários Congressos Internacionais na Índia, Europa e América. Ministra cursos de formação em Ayurveda e em Yoga em várias cidades do Brasil, e em países das Américas e Europa. Escreveu livros sobre Yoga, traduziu e publicou livros védicos tradicionais e raros.

Palestra de abertura: Pratyahara – O que é e qual seu lugar na prática do Yoga;
Cerimônia do Fogo: Sankalpa – Expressar nossos talentos na vida; Prática de Yoga Sandhya – Saúde e prosperidade.

Swami Aghorananda Saraswati (Sérgio Clark) -MG

Um dos fundadores do Satyananda Yoga Center e a Casa do Guru, centro representante da tradição Satyananda no Brasil. É professor de Yoga e Tradição Tântrica – Mestre pela UFMG (pesquisas em: Tantras Shastras, Alteridade, Orientalismo e Estudos de Gênero) e Licenciado em História (especialista em História e Mitologias da Índia) – Vem desenvolvendo seu trabalho com Yoga desde 1985, fundando e dirigindo centros e atuando como formador de professores no Brasil.

Em constantes viagens para Índia, vem aprimorando seus estudos em Yoga, Tantra, História, Filosofias e Mitologias. Além de publicação sobre a Mitologia Hindu, é também autor do livro Tantra Vidya, publicado pela Editora Mondana.

Em 2001 foi iniciado na Tradição Dashnami Sannyasi Parampar, tornando-se discípulo de Paramahamsa Swami Niranjanananda Saraswati. Sendo membro do Yoga Vidya Council – International Yoga Fellowship – Bihar School of Yoga/Índia, tem como missão preservar e divulgar o conhecimento clássico do Yoga, do Tantra e das escrituras filosóficas tradicionais indianas.

“PratyaharaSadhanas – Instrumentos para silenciar a mente. ”

Paulo José Baeta Pereira

Professor Adjunto em Licenciatura de Dança na Escola de Belas Artes UFMG, Doutor em Artes pela UNICAMP, onde faz atualmente seu Pós-Doutorado. Graduado em Psicologia pela Universitat Zurich, especialização em Psicologia Analítica pelo CG Jung Institut Zürich na Suiça.

Trabalhou intensamente com Rolf durante quase 10 anos, como dançarino, professor e assistente. Foi dançarino sob sua direção do Grupo de Dança Contemporânea da UFBa. Foi membro fundador da Casa Sri Aurobindo, em cuja comunidade viveu e trabalhou por 8 anos. Foi lá que iniciou o seu trabalho pedagógico em dança, com crianças e com adultos.

Mudou-se para Auroville (India) onde viveu por 13 anos, e é atualmente o responsável como Liaison de Auroville Internacional Brasil. Durante sua residência em Auroville estudou como Professor de Hatha Yoga pelo IyengarInstitute (Puna/Índia), onde continua como professor desta disciplina. Fundador do Espaço Paulo Baeta em BH, com grande experiência na área de Dança Contemporânea, Iyengar Yoga, e em Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung para crianças, adolescentes e adultos.

Hatha Yoga de B. K. S. Iyengar – Performance

Ana Luisa Matsubara (Analu) – SP

Professora certificada Internacionalmente nível Senior pelo RamamaniIyengar Yoga Institute, em Puna, Índia  através da Associação brasileira de Iyengar Yoga. Graduação pelo Espaço Surya, em São Paulo. Coordenadora e idealizadora do Estúdio Yoga São Paulo. Com formação administrativa e vida como empresária, hoje são balanceadas com a paixão em ensinar Iyengar Yoga segundo os ensinamentos de BKS Iyengar.

Em constantes viagens pela Índia, Colômbia. Alemanha e EUA vem aprimorando seus estudos com Intensivo de Mulheres no Iyengar com Rita Keller. Estudos com Geeta e PrashantIyengar, Patricia Walden Rita Keller na Colônia, Alemanha, Faeq Biria, Corine e Marti, Jordi. Com Flak Michelinne, Franca RYE –Yoga aplicado à Educação – Karin O’Bannon, – EUA, Marina Chalesón (El Canalón) – Santiago, Chile. Formação em Ayurveda (em curso).

“Iyengar Yoga – criando raízes e asas”

Alvarina Pereira (Vinah)- BA

Com mais de 30 nos de estudo e prática de Yoga, Rituais, Cura Prânica.  Fundadora do Instituto Baiano de Yoga – IBY, curso de Formação de professores em Hatha Yoga.  É professora de Yoga desde 1985 e uma das mais conceituadas professoras em Salvador.

Timbugar – Mergulhar no V Festival do Yoga em Araxá, e nos colocamos inteiros diante dos ensinamentos que fluem de mestre, professores, de geração a geração. Entregarmos ao som “tchbum”.


CLEUZA SILVEIRA

Graduada em Hatha Yoga com formação em Yoground, Dança circular, treinamento Iyengar yoga, Reiki Master, massagem ayurvédica e terapias xamânicas. Presidente da Associação Mineira de Yoga- AMYOGA 2010/ 2012, hoje membro do conselho de cultura da Associação. Implementou o projeto Yoga para todos nos Parques de BH (domingo às 9hs) em 2012 pela AMYOGA com professores voluntários, sendo um dos projetos mais repetidos pelo Brasil a fora.

O Sagrado em todos nós – Comunhão e celebração

A Dança Circular Sagrada pretende ser capaz de despertar o viver juntos, respeito ao próximo, carinho por si e pelo outro, englobada pelo universo místico do movimento, centra-se na noção de “energia” que circula na roda podendo ser curativa. Traz a leveza, a alegria, a beleza, a serenidade ao ampliar a percepção, a concentração e a atenção.

SOLANGE  PACHECO

Fundadora do Eterno Movimento onde desenvolve e coordena o curso de Formação entre outros. Professora de Hatha Yoga com Linguagem corporal, Iyengar Yoga, Mestre de Reiki. Membro do Conselho de Formação da AMYOGA.

Palestra – O corpo fala, o Hatha Yoga traduz

Através de uma dança de Vinyasas, vamos sentir a melodia do Hatha Yoga para chegar ao Prathyahara. Na prática do Yoga suas posturas são muito mais que um simples posicionamento, muito mais do que uma simples forma física, é um caminho.

ELIZABETH ALVES

Filósofa, 61 anos de idade, pós-graduada em Filosofia Clínica, desenvolve a terapia de Yoground há mais de 25 anos, uma fusão das técnicas de Hatha-Yoga, Filosofia Clínica e Ground que trabalha raiva e medo. Um de seus slogans é “A boca pode mentir- o corpo, não. ” A exemplo dos anos anteriores, Elizabeth fará alguns movimentos com o público presente, levando mente e corpo ao tema:

Yoground: O silêncio que me representa. – A Terapia que Dá Voz ao Corpo 

Fátima Macedo

Graduada em Pedagogia pela UFMG, fundou e Coordena o Instituto de Yoga de Belo Horizonte. Graduada em Hatha Yoga pela mestra Valdiria Andreott, Kundalini Yoga pela mestra Dra. Guru Sangat Kaur Khalsa, certificação pelo IKYTA.

Especializou-se em Yoga-terapia Hormonal para Menopausa e Diabete pelo International Yoga Teachers Association. Yoga e Yogaterapia com Ayurveda, com especialização em Iyengar Yoga (em curso), na Escola Yoga Brahma Vidyalaya Suddha Sabha Yoga Ashram, ministrado por Dr. Ruguê (Swami Narayanananda Saraswati), SUPERHEALTH (fórmulas seculares para vícios e dependências) com Mukta Kaur Khalsa, Yoga na Educação (RYE Brasil/Uruguai e Portugal) Yoga Nidra, Tattwa Shudhi, Prana Nidra, com Micheline Flak (França). Nutrição Ayurvédica na Tradição Wise Earth / Maya Tiwari – Educação em Saúde holística pela Escola de Ayurveda do Brasil com a Dr. Ana Maria Araújo. Yoga para crianças com Gangadhara Saraswati – Satyananda Yoga Center, curso Internacional de formação de parceria Brasil/Portugal na área da saúde de Agentes Ativos da Felicidade no IBRAMENA, Leitura Corporal com Nereida Fontes Vilela. Desenvolveu e coordenou o projeto voluntário de Yoga na Educação para professores e alunos no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), implementou o Yoga em três unidades do INSS BH / Contagem junto a Coordenação de Qualidade de Vida, em uma Unidade da Receita Federal e no SINJUS – Sindicato dos servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de MG, nas Igreja Santana e Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

Foi presidente da AMYOGA 2013/2014, atualmente é membro do Conselho de Formação da AMYOGA. Participou da implantação do projeto Yoga para todos nos Parques Municipais da Associação Mineira de Yoga – AMYOGA EM 1912, atua como voluntária. Desenvolveu o Projeto Yoga para todos no domingo a Rua é Nossa, projeto da produção de CD de Ragas (música Clássica Indiana), com Helder Araújo, 2014 pela AMYOGA, Organizadora do Festival de Yoga de Araxá.

Yoga facial – A face é nossa interface com o mundo

A pratica do yoga faz muito para contrariar os efeitos do tempo e é tão mentalmente e espiritualmente benéficos quanto fisicamente. Em contraste à cirurgia, vamos criar mudança a partir de dentro unindo a mente e o corpo em harmonia. Os movimentos do yoga facial trazem todas as partes de nós mesmos em harmonia, incluindo aquela parte do corpo que atua como conduto para o mundo exterior.

DANIEL NANKHAY

Músico, multi – instrumentista, compositor, terapeuta holístico, escritor, autor de 14 Cds de World Music / música nativa . Argentino, mas residente desde 1990 no sul do Brasil. Pesquisa as culturas, os mitos, a espiritualidade e as músicas das tradições nativas da terra, em especial dos povos nativos das Américas, Japão, China, parte Índia, Indonésia, Mongólia e Tibete, de onde vem a maior parte dos seus mestre e professores. Viveu nos EUA, estudando a rica cultura dos povos nativos norte-americanos, Daniel cria as músicas pacíficas, repletas de sons naturais, utilizadas e testadas por milhares de pessoa e por terapeutas do mundo todo.

Cerimônia Musical Nativa VIVÊNCIA – Momento presente, Momento Sagrado – O poder da música, da Paz e dos cantos

Vamos ouvir o som do vento, o som da água e o maravilhoso som de flautas de madeira e bambu. Ouviremos também o som harmonizador de tambores de barro, de couro e bambu. Instrumentos de percussão da Amazônia e da África, tigelas de cristal de quartzo, arpas de boca do Vietnã e muitos outros instrumentos musicais exóticos e não conhecidos do grande público.

Nós tocaremos juntos tambores e instrumentos das florestas e entoaremos Mantras Tibetanos, cantos como uma forma de encontro a pacificação, alegria, leveza e bem-estar.

Através da arte e de práticas de desaceleração interior teremos momentos de paz, Interiorização, irmandade e profunda alegria!

Confira a programação completa:

► Sexta-feira – 24/05/19:
13:00: Check in/almoço Credenciamento
16:00: Abertura – IYBH / IBY Timbugar
16:30: Dr. Ruguê – SwamiNarayanananda Palestra de abertura – Pratyahara – o que é e qual seu lugar na pratica do Yoga
18:00: Elizabeth Alves Yoground: o silêncio que me representa a terapia que dá voz ao corpo
19:30: Jantar
21:00: Dr. Ruguê – SwamiNarayanananda Cerimônia do Fogo – Sankalpa. Expressar nossos talentos na vida

► Sábado – 25/05/19:
06:00: Dr. Ruguê – SwamiNarayanananda Prática de Yoga Sandhya – Saúde e Prosperidade
07:00: Solange Pacheco O Corpo Fala, o Hatha Yoga Traduz
08:30: Café
09:30: Sérgio Clark – SwamiAghorananda PrathyaharaSadhanas Instrumentos Para Silenciar a Mente
11:30: Cleusa Silveira O Sagrado em Todos Nós – Dança, Comunhão e Celebração
12:00: Almoço
14:00: Paulo Baeta Auroville – A Cidade do Amanhecer – filme
15:00: Ana Luisa Matsubara (Analu) Yengar Yoga – Criando Raízes e Asas
17:00: Café
17:30: Fátima Macedo Yoga Facial – A Face é Nosso Interface com o Mundo
19:30: Jantar
21:00: Daniel Nankhay Cerimônia Musical Nativa – “Virtude Inata”

► Domingo – 26/05/19:
06:00: Sérgio Clark – SwamiAghorananda Satyananda – Satsang
06:30: Paulo Baeta Yengar Yoga – Hatha Yoga de B.K.S.
08:00: Café
09:00: Daniel Nankhay Vivência – Momento Presente, Momento Sagrado – O Poder da Música, da Paz e dos Cantos
10:30: Paulo Baeta Performance – “O Mestre e a Expressão dos Sentidos”
11:30: Encerramento

E aí, ficou com vontade de aproveitar esse evento incrível com a gente? Então corre para o nosso site e garanta já a sua reserva!

Apoio:

Organização:

Você também pode gostar:

Deixe seu comentário