Venha conhecer e se encantar por Araxá!

agosto 20, 2012

 

Você já esteve em Araxá? Convidamos você a conhecer mais sobre a menina dos olhos de Minas Gerais. Se já conhece, encante-se com as curiosidades desta terra e venha novamente passear na terra de Dona Beja!
 
 
Uma bela e histórica cidade, com curiosidades, belas paisagens e construções, Araxá está situada no Alto Paraíba em Minas Gerais, composta pela serra da Bocaina e da Canastra. A bacia hidrográfica é formada pelos rios Grande e Paraíba, que além possibilitarem a umidade do clima da cidade, ainda são responsáveis pela inclusão da cidade no Circuito das Águas de Minas Gerais. As propriedades terapêuticas das águas medicinais atraem turistas de outras regiões e países.
   
A cidade também é conhecida como a terra de Dona Beja (o mito em que se transformou Ana Jacinta de São José, moradora da cidade do século XIX), a cidade explora também o seu potencial turístico.
   
Araxá passou recentemente, e continua, por uma importante reestruturação, visando oferecer locais mais adequados que atendam às diversas solicitações turísticas.
 
 
 
Patrimônio de Minas Gerais, o Grande Hotel e Termas de Araxá, hoje Tauá Grande Hotel, fica localizado na cidade, no Parque do Barreiro. Teve sua construção iniciada em 1938 e sua inauguração se deu em 1944, pelo então presidente Getúlio Vargas. O complexo conta com jardins do famoso paisagista Burle Max e projeto arquitetônico de Luiz Signorelli, come estilo colonial da América Espanhola. Internamente, o Grande Hotel segue o estilo Neo-clássico.
 
 
 
O projeto do hotel inclui restaurantes, cinema, um cassino, hoje aposentado, e as Termas de Araxá.
 

 

 

 
 
A palavra Araxá, vem da linguagem Tupi e significa “lugar onde primeiro se avista o sol”. O nome foi atribuído pelos índios Arachás, procedentes da Tribo dos Cataguás, antigos habitantes do lugar.
 
Araxá é uma cidade hospitaleira e tem como cartão de visitas a Estância do Barreiro, um belíssimo complexo termal. Suas principais fontes de renda são a mineração, a agropecuária e o turismo. 
 
Vamos conhecer os pontos turísticos de Araxá?
 
Fonte Dona Beija – No Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá
 

 

 
 
A Fonte Dona Beja emerge de uma rocha, alterada pela ação hidrotermal, a mesma rocha onde emergem as fontes sulfurosas, porém em menos grau de alteração. A água radioativa jorra em uma gruta estilizada em forma de emanatório. 
   
Uma bela paisagem do complexo Barreiro pode ser apreciada de seus mirantes. Um comércio singelo de peças do artesanato, doces e petiscos da culinária araxaense completa o seu bucolismo.
 
Igreja Matriz de São Domingos
 
 
 
A primeira Igreja de São Domingos foi construída em 1800. A igreja atual teve suas obras iniciadas em 1917, usando-se na construção materiais de igrejas menores, já demolidas.
  
A igreja possui estilo eclético e sua arquitetura reúne características romanas com elementos góticos, tendo já sofrido algumas reformas. Foi construída em homenagem ao padroeiro da cidade.
  
É considerada uma das mais belas igrejas contemporâneas do interior do Brasil. 
 
Termas de Araxá – Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá
 
 
As Termas de Araxá, erguidas em 1942, estão ligadas ao Grande Hotel por uma galeria suspensa decorada com os principais pontos turísticos de Minas Gerais. Sua entrada principal é surpreendente, onde encontra-se uma rotunda em vitrais multicoloridos que narra trechos épicos da história de Araxá.
  
Possui área total de 17 mil metros quadrados propiciando o uso medicinal e estético das águas. A piscina energizante é aquecida a cerca de 37 graus.
 
Chegar a Araxá é fácil! Veja as facilidades de visitar a cidade:
A localização geográfica de Araxá é estratégica. Traçando-se um raio de 600 km, partindo de Araxá, está a região de maior concentração populacional do país, com 73% do PIB Nacional e um público potencial de 43 milhões de pessoas.
A Estância Hidromineral de Araxá, no Sudoeste Mineiro, na Zona Geográfica do Alto Paranaíba, é propícia ao desenvolvimento dos diferentes ramos da atividade turística, devido a fatores históricos, geográficos e econômicos que definem o imenso potencial dessa região.
Com um dos melhores aeroportos do interior de Minas Gerais o Aeroporto Romeu Zena tem voos para Uberaba, Belo Horizonte e São Paulo com conexões em diversas cidades brasileiras. O aeroporto Romeu Zena fica a apenas 4km do centro de Araxá.

As vias de acesso terrestre são adequadas, e as rodovias existentes permitem ligações a cidades do país que se inserem em regiões de crescimento econômico. 

   
-> Principais distâncias:
 
Belo Horizonte – 371 km
Brasília – 621 km
Goiânia – 546 km
São Paulo – 566 km
Rio de Janeiro – 807 km
Campinas – 472 km
Uberaba – 124 km
Ribeirão Preto – 257 km
 
Estamos te esperando. Venha conhecer Araxá e se hospede no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá! Se delicie e relaxe em meio a história, natureza e muita diversão.
 

Você também pode gostar:

Deixe seu comentário